18 de dezembro de 2013

E o tempo passou..

E hj me dei conta que estou dois anos sem escrever.. Vida corrida, vida agitada..

E nesses dois anos algumas coisas mudaram, outras permanecem iguais, como a recuperação em Matemática que virou lugar comum já.. tipo, todo ano!! E não adianta avisar, alertar, falar, conversar, colocar de castigo.. lá está o drama da Matemática presente em nossas vidas. Digo nossas pq Pai e Mãe ficam de recuperação junto com o filho, desesperados aguardando o tão fatídico resultado. O desse ano só sai dia 23.. e até lá da-lhe chá de camomila.



Nossa dois anos.. e o filho só cresce.. maior do que eu.. um homem.. já teve o primeiro amor, uma menina encantadora, com uma familia linda.. eu e a mãe dela ( desesperada como eu) ficamos amigas. Não estão mais namorando, mas guardam um carinho muito fofo um pelo outro, quem sabe mais na frente, né?

As respostas cada vez mais intensas e carregadas, coloca-lo de castigo é um drama mexicano. Daqui a pouco nao vai dar mais e como vai ser?? Mais uma fase que vamos passar..

E as festas? Os encontros? Viramos pai e mãe motoristas, temos que adaptar nossa agenda a dele, que por sinal é bem intensa e animada, acho que até mais que a nossa.

As saídas conosco, cada vez mais rarsa..costumo dizer que tem duas fases que os casais de separam: quando os filhos nascem, pq a vida muda e vira uma confusão danada até a adaptacao. Ou quando os filhos crescem, pq o foco da casa muda e se o casal nao estiver bem alinhado e souber se curtir, desanda de vez...Ainda bem que nos damos super bem e tá tudo dando certo!

E vamos que vamos, 2014 tá batendo na porta, com um mundo de descobertas para a mãe desesperada e o filho que só cresce!


14 comentários:

  1. Fafa,bom dia.
    Nem sei como te dizer..felizmente,infelizmente..eles crescem sim..e a gente neste intervalo de tempo,nao vê que as penugens cresceram e que nasceram asas..
    Eu passei por isso,mae de filha única até aos 17 foi o meu anjo.Chorava dizendo que nao sabia como seria se eu morresse,porque ela queria que eu fosse sua mae de novo.Mas como nao tem manual,dizem que vem neles,mas só nos sabemos que confiar é perigoso,eles tem muitos sonhos..e podem fazer como os pássaros que tentam voar..cair do ninho e nao voltar por nao saber voar..A gente olha prá aquele ser que está crescendo,tem medo de dar responsabilidades.Foi ai que errrei feio.De mae me transformei em amiga.Dava tudo para supri a falta do pai( que faz muita falta sim!!!!) e eu a sufoquei,sem q uerer,por amor.Eu faltei pulso forte.Nao sei como eles dizem que tem q ue dar liberdade.Mas eu fiquei olhando aquela carinha e tive medo.Muito dificil criar um filho.Falar é muito fácil,julgar tambem.Eles fazem 18 anos e ninguem sergura mais.A minha acabou namorando,eu dei opinioes porque ele nao gosta de estudar nem trabalhar ,eles so tem 20 anos e entao eu briguei.Primeiro falei..depois briguei.Mas ai foi o caos.Ai eu vi que a falta de pulso forte,dá a eles a sensaçao que voce é tola e eles podem dominar.Ela mudou da agua pro vinho,passou a ser minha inimiga por causa dele e o que sofri amiga,nem imagine...Os pais tem que ter pulso forte mesmo.Tem que segurar as redias desde pequena mesmo.e ir soltando devagar.Amigos porem mãe em primeiro lugar.Falar é muito fácil,mas vivencia quem vai passar por coisas boas e más somos nos...Entao nao tenha medo de seu filho crescer.Seja amiga ,mas primeiro mae.Mostre seu pulso forte delicadamente.Mas mostrando que vc é a mãe e é quem manda.Ao mesmo tempo dando amor.Converse muito..mas seja sempre a mae,boa mae,mas mae..
    Fomos criados assim e voce acha que foi mal criada?As mudanças nos tornam em estado Beta.Isso gera inquietaçao,insegurança.Liberdade demais,pode acarretar um ato deles,que pode nos fazer sofrer muito mais depois.Sabe porque?Porque infelizmente o mundo é mau.O perigo está no outro que leva droga até seu filho,que mata,que assalta..que engana.Está muito certa em cuidar.Um conselho de quem já passou o diabo..mas sobreviveu e pena que nao posso voltar atras e ter criado diferente.Ai eu daria escolas publicas,menos luxo sem poder e mais carinho e conversaçao.Conversava mas nao tanto porque trabalhava fora.Voce nao precisa desesperar..so pode as asas ,sem machucar,sem eles notarem..e ir soltando aos poucos..mostrando os erros que estao ai no mundo...Bjus e sucesso como mãe rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena! Obrigada pela visita! Sera que vc errou? Nao sei.. vc deu o seu melhor, e pode ter certeza que o tempo eh o melhor remedio.. ela vai voltar! Amor incondicional, so de mae e pai! Forca que no final tudo vai dar certo.. e qq coisa pode chamar!

      Excluir
  2. Na iniciação do ano de 2014, faço uma reflexão quando me lembro de que alguns anos atrás em que o meu lema era: meus filhos não passarão o que eu passei! Trabalhei com muito orgulho, e muito.
    Eduquei, lutei para protege-los das intempéries da vida, mas quando eles crescem a gente sente que eles descobrem a vida com o passar do tempo. Eles vivem de acordo com o que aprenderam na infância e absorvem, retirando e sabendo diferenciar o bem do mal. A vida, e os exemplos lembrados na tenra idade fazem com que eles se protejam.
    Mas nós, mães preocupadas e orgulhosas do crescimento dos mesmos, sempre os temos como se tivessem saído da maternidade e não deixamos ninguém tocar num fio de cabelos deles! kkkkkkkkkkkkkk!
    Tenho um casal de filhos que são uns amores! É tudo! É o máximo! E cresceram e me deram netos lindos...
    Mas se preciso for, darei a vida por eles e sempre os amarei!
    Eles cresceram! E como! Que deus os abençoem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Poeta.. Obrigada pela visita! Por eles, viramos verdadeiras leoas.. E que orgulho vc deve ter da cria! Espero de coracao estar no caminho certo! Entre erros e acerto a gente vai caminhando.. Como escrevi agora pouco, o que quero eh que ele seja um cara bacana e feliz!!

      Excluir
  3. Oi, quando você falou do seu blog no programa, que por sinal me deixou muito revoltada com certas afirmações e julgamentos ignorantes, fui correndo pesquisá-lo.

    Desculpa se te ofende, mas sorri sozinha em alguns parágrafos. Não sou mãe ainda, mas me sinto cada vez\ mais próxima desse caminho, e desde agora já alimento essas monstruosas dúvidas que você compartilhou.

    Se tememos errar é porque amamos, porque nos preocupamos e por mais que os pais saibam que os filhos são criados para no mundo, há formas e formas de criá-los.

    Cada um tem o seu método e cada um lê o manual, conforme mencionado naquele programa chato, da sua forma. Prender ou soltar!? Não há a melhor forma, o que sinto é que o importante é você sentir-se tranquila sabendo que fez o seu melhor, sem culpas e arrependimentos.

    Não sou mãe, mas sou filha, aliás de uma família bem conservadora. Tenho 26 anos e dei a minha primeira saída a noite com 17, quase 18 anos... Guria, com 18 anos, eu já estava na faculdade, e minha mãe dizia que eu tinha que chegar em casa às 19hs, isso no horário de verão. Rsrs

    Entendo que a geração que vem, vem com tudo e com toda a velocidade de sua época, mas eu fui beeeem controlada, me revoltei e não matei ninguém e, o melhor, nem morri. Não é questão de prender e soltar, o ponto é dar educação (aquela que vem de casa) e limites. Se meus pais não me ensinassem que TODOS temos limites na vida, o tempo todo, onde ou com quem será que eu teria aprendido!?

    Não há graduação para pais e mães, do mesmo jeito que cada um é cada um. O filho do A ou do B não é o filho do C e só o C pode saber como lidar com a sua cria!

    Felicidades para você e sua família... me tornarei uma leitura dos seus textos!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valquiria!! Bom o depoimento de uma quem sabe quase mae! O caminho eh longo, eh arduo, mas eh pleno e vc vai sentir o maior dos amores.. Concordo com vc sobre os limites, eles sao necessarios, como falei no programa, no ano que passou notamos que ele precisava de limites, e demos! muitas vezes com dor no coracao mas valeu a pena! entre erros e acertos vamos caminhando!!!

      Excluir
  4. Oi.... meu nome e Aline e te vi no programa da Fatima hj de manhã..... tenho um filho de 14anos... q ja tem voz grossa e ta maior q eu.... ele ta com 1,70 e eu tenho 1,67..... Não e facil mesmo... mesmo pq cuido dele praticamente sozinha... td sou eu.. pai não e presente e o padrato não se intromete..... então td eu resolvo..... Ele agora esta namorando... fez 1 mes q esta com a menina.... não tenho cuimes mas acho muito novo pra isso.... gostaria de colocar na cabeça dele fazer oitras coisas mais importantes como fazer um curso ou mesmo estudar... mas esta td muito dificil... pra eles td e um drama... parece q o mundo vai acabar amanhã se eles não fizerem aquilo q querem hj.... na sexta feira o pai da menina esteve aqui na minha casa e pediu pra q eu deixasse ele viajar com eles pra praia passar o final de semana... claro q não deixei.... meu Deus nem pensar... não deixo ele dormir na casa do amigo q e aqi na rua..... não dei se faço o certo... mas faço o q acho certo...... mas sei q não e facil.... ainda mais sozinha..... obrigada pela atenção...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline.. obrigada pela visita.. prometo que esse ano serei super ativa por aqui.. e conto com maes com vcs para sugestao de temas e texto tb! Forca na peruca.. vc nao esta sozinha nesse caminho! Temos que ficar de olho em tudo, nas amizades, mas tb temos que deixa-los voar.. e como eh dificil isso,, qq coisa estamos por aqui!

      Excluir
    2. Aline, meu filho tem, hoje, 26 anos. Nunca impedi que ele fosse dormir na casa de quem o convidasse ou que viajasse para onde os amigos e amigas estivessem indo (sempre com os pais enquanto pequeno e até sozinhos depois dos 15 anos + ou -). Não sei, sinceramente, se entendo qd vc diz "caro que não deixei... Meu Deus, nem pensar..."... Pq não? Não estou julgando, juro, só tentando entender...

      Excluir
    3. Também não entendi. Se educamos, precisamos confiar. Ou pelo menos dar uma chance dos filhos demonstrarem que assimilaram. Ou não?

      Excluir
  5. Como tentar fórmula ou manual para educar e criar filhos??? Se somos seres singulares, nossos avós, nossos pais e, inclusive, nossos filhos são únicos.Não existe ninguém igual ao outro no Universo. Cada um teve sua história, sua trajetória, seu convívio... Tudo isso, acrescido do fato de que cada um tem sua própria personalidade, grau de compreensão, capacidade de aprendizagem, etc. Nem mesmo irmãos educados da mesma forma, dentro do mesmo ambiente e atmosfera familiar, conseguem responder da mesma forma a todos os estímulos que receberam. Então, quais são as regras? Não existem. Precisamos, através do amor, buscar as melhores alternativas de acerto. E é mesmo através de ensaio e erro que acontece. Ao final, muitas vezes tudo terá dado muito certo. Outras que não deram, nos trarão a sensação de que erramos. O que precisamos é ter a absoluta certeza de que fizemos o melhor que pudemos. Que mesmo quando erramos, a vontade era ter acertado. Isso permitirá que sigamos com a sensação de dever cumprido e, nunca, de culpa. Porque precisamos não só desejar que nossos filhos sejam felizes, mas também sermos adultos realizados e em harmonia conosco mesmos. Eles crescem si, como todos os outros seres vivos do planeta. Mas cada fase é única, nos traz novas aprendizagens, novos sorrisos.. e deve ser vivida por eles e por nós intensamente.
    "Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para ficar e motivos para voltar (Dalai Lama)"

    ResponderExcluir
  6. Marta, é isso ai.. quem ama liberta! Cada fase é única. Eu brinco com as minhas amigas que tem filhos pequenos.. correr atras de criança é mole.. deixa ele virar adolescente, aí que o bicho pega. Acho que o amor é a chave de tudo.. amor, dialogo , compreensao.. E precisamos entende-los, pelo menos tentar! aDOREI SEU COMENTÁRIO!! BJS

    ResponderExcluir
  7. Fafá adorei sua participação no programa e percebi que não se pode ser muito liberal, mas também não podemos mantê-los debaixo das nossas asas. Como sabe minha "pequena" tem 11 anos e entro em pânico só em pensar que daqui a pouco vai estar com 13,14,15 anos rs, quanto ao assunto "namoro", não consigo pensar nisso ainda, preciso me preparar psicologicamente para isso, sério mesmo, já pensei em ir ao terapeuta, pq esse assunto me aflige muito e sempre tem pessoas falando: ih daqui a pouco está namorando rs. Sempre dei liberdade na medida certa (pelo menos eu acho) para Camile. Ela já foi para duas temporadas para colônia de férias do rancho santa mônica, ficando 7 dias se virando sozinha, sem a minha presença, sem os meus cuidados. Confesso que fiquei com coração na mão, chorei horrores, mas ela amou esse momento "livre", sem a mãe por perto, tendo o espaço dela, tendo que arrumar sua própria cama, tendo que se alimentar sozinha, se vestindo, penteando o cabelo, isso para ela foi o máximo. Sou muito protetora e senti que ela estava precisando deste espaço, para ela sozinha se conhecer. Eu permito que ela durma na casa de amigas que eu conheça a mãe e a casa também, preciso saber quem são as pessoas que acolhem minha filha e essas pessoas precisam me passar confiança, mas na maioria das vezes ela convida as amigas para dormir lá em casa, eu adoro, está sob meus olhos, fico mais tranquila rs. Fafá como vc mesmo falou, mãe tem que acompanhar, vou a shows com ela, festinhas, sempre estou presente e isso é o mais importante. Esse ano ela ficou em recuperação em 4 matérias, inclusive matemática, nossa quase infartei rs, mas conseguimos passar, espero que esse ano ela não me apronte novamente!!! Estou adorando os comentários, vejo que sou uma mãe normal rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Damiana querida.. vc é super normal! ta no caminho certo!!!! beijos nas duas..

      Excluir